É Possível Falar Sem Medo?



Olá,

Acabei de disponibilizar o segundo vídeo, do minicurso, que te ajuda a superar o medo de falar em público.
Muitas pessoas encontram grande dificuldade na hora de transmitir sua mensagem, um dos grandes fatores é o medo de falar em público, como apresentei no primeiro vídeo, inclusive se você ainda não assistiu ao vídeo numero um, sugiro que assista porque ele da dicas valiosas de como entender o mecanismo do medo.


Contudo esse medo pode ser agravado, quando sabemos o que queremos dizer mas, não sabemos como fazer isso.
Provavelmente você já tenha visto muitas pessoas que tem um conhecimento incrível sobre um determinado assunto, porém na hora de transmitir a pessoa encontra grande dificuldade. Mas, talvez você se pergunte: “Como pode alguém saber tanto e não conseguir transmitir o seu conhecimento.” A resposta é simples, falta um roteiro.

Eu me lembro de um professor de química do ensino médio que tive, ele realmente sabia tudo sobre química, mas não tinha nenhuma didática para transmitir seu conhecimento e isso era frustrante, tanto para ele como para nós alunos.
Talvez você tenha o desejo de superar o medo de falar em público e eu não tenho duvidas de que uma atitude que ajuda muito nessa hora é a capacidade de estruturar sua mensagem, ou como muitos chamam criar um roteiro.


Nesse vídeo eu ensino como você pode superar o medo de falar em público, aprendendo como estruturar sua mensagem. Uma das coisas mais chatas que tem para alguém que se dispõe a compartilhar conhecimento, por meio do falar em público, é quando alguém chega ao termino da nossa apresentação e nos da os parabéns pelo que falamos; então empolgados perguntamos:
 “Mas que parte da apresentação você mais gostou?” E para nosso espanto e tristeza a pessoa responde, com um sorriso meio amarelo:
“Bom! Toda a apresentação foi muito boa, não me recordo de nenhum ponto especifico agora, mas foi muito bom!” Nesse momento eu sempre me questiono, será que realmente foi muito bom, a pessoa não conseguiu reter um único ponto da apresentação e o pior é que tem muita gente que acredita que a culpa é do ouvinte e não do apresentador, muitos até argumentam: “Eu falei o que tinha que falar, foi ela que não entendeu!”
 Na verdade não é bem assim que funciona, comunicação não é o que eu falo e sim o que o outro entende, desta forma, eu preciso ajudar o outro a entender e reter o que eu estou apresentando. Ai entra a importância de se ter um roteiro. Um roteiro adequado é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão até aqui, nenhuma novidade você pode dizer, porém a grande maioria das pessoas não sabe e não utiliza esse roteiro e pior não sabe como preencher esses três itens. E é exatamente o que eu compartilho com você nesse vídeo.


Imagine você fazendo sua apresentação e ao término, ou até mesmo depois de um bom tempo as pessoas te param para agradecer e o fazem citando trechos ou até mesmo as principais ideias do que você quis transmitir. Essa é uma das sensações mais gratificantes depois de uma apresentação.
Pois é, montar uma apresentação bem estruturada pode lhe garantir esse resultado. E você merece ser lembrado pelas suas apresentações de forma positiva.
No próximo vídeo eu vou ensinar como eliminar de vez o medo, desenvolvendo o habito de treinar suas apresentações.
Espero que goste do vídeo deixe seus comentários no final e compartilhe com quem precisa.
Um grande abraço fique com Deus e até o próximo vídeo.

Comentários