Olá,
De quem é a responsabilidade por fazer gestão de pessoas na empresa, do líder ou do RH?
Muitas empresas sofrem por não conseguirem que seus colaboradores sejam mais comprometidos e engajados com a empresa, isso se dá porque na grande maioria o colaborador não tem consciência do seu papel dentro da empresa.
Esse problema pode ser amenizado se ele tiver uma gestão adequada no seu dia-a-dia lhe dando as orientações pertinentes e o motivando para o alcance de resultados!
O que acontece é que muita gente pensa que o papel de fazer gestão de pessoas é do RH, quando na verdade é uma responsabilidade do líder, se pegarmos o organograma da maioria das empresas vamos perceber que os colaboradores estão ligados diretamente ao seu gestor imediato e não ao RH assim, fica claro que é o líder quem deve fazer admissão, treinar, promover, e até mesmo demitir.
Talvez você se pergunte mas qual é o papel do RH então? O papel do RH é de ser suporte ou seja, atuar como um consultor, dando todas as ferramentas necessárias para que o gestor cumpra, de fato, seu papel de ser gestor de pessoas e não somente gestor de processos.
Esse ainda é um grande desafio para muitas empresas e com certeza vai ser o que vai separar as empresas de sucesso das empresas comuns, líderes de processo dos líderes inspiradores, o RH operacional do RH estratégico.
Um grande abraço
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