DICAS DE CARREIRA: COMUNICAÇÃO



          Certa vez eu estava assistindo uma palestra, o conteúdo da apresentação era muito bom e ela seria um sucesso, não fosse pela dificuldade do palestrante em se comunicar, ele até articulava bem as palavras, tinha uma boa postura, porem tinha um problema, ao longo da apresentação, ele havia utilizado por mais de 80 vezes a palavra "né", como eu sei disso?! Meu amigo, ao lado, fez questão de contar e anotar no caderno quantas vezes ele falou a "bendita" palavra, eu te pergunto, será que meu amigo prestou atenção na apresentação? Olha o estrago que essa palavra pode fazer em nossa comunicação.

          Provavelmente você já fez uso desta palavra em algum momento, é comum vermos inúmeras pessoas intercalando sua fala com o famoso "né" ou expressões semelhantes como, "tá", "entende", "certo", "correto"
etc. Você ha de concordar, que ouvir repetidas vezes essas palavras ao longo de uma apresentação é muito desconfortável!
         Mas porque fazemos uso dela, como fazer para evitá-la e não deixar que essas palavras prejudiquem a nossa apresentação?!

          O nome que se dá a esse recurso é "muleta", como o próprio nome já diz, é um apoio que muitos usam durante a apresentação, como se estivesse pedindo que a platéia confirmasse sua fala, ou para disfarçar o nervosismo, porem ela atrapalha, e muito, a desenvoltura da nossa apresentação, basta pensar na dificuldade que é para alguém correr utilizando uma muleta.

          Para nos livramos dessas muletas em nossa comunicação precisamos de algumas atitudes.

1. Tome consciência que a dificuldade existe, as vezes é difícil perceber sozinho, então vai a segunda dica;

2. Grave sua fala e perceba quantas vezes ela aparece, você pode também pedir para um amigo te ajudar;

3. Seja determinado para eliminá-la da sua comunicação, vigiando constantemente a sua fala;

          um tempo atrás,  estava conversando com meu filho, de oito anos, e percebi que de cada dez palavras, que ele dizia, cinco tinham  a expressão "tipo", conversei com ele mostrando o problema, e imediatamente ele começou a se policiar, obviamente não é fácil e todo empenho é valido na busca da melhoria da nossa comunicação.

          Coloque essa dica em prática, você merece ter uma excelente comunicação e ser reconhecido e elogiado por ela.

Fica a dica!!

Um forte abraço fique com Deus.


Sucesso







Comentários