Falar de Improviso, E Agora!!!

Uma grande duvida que muitas pessoas tem na hora de falar em público é: 

Devo falar de improviso ou é melhor ter uma "colinha" na mão?

Antes de responder a essa duvida vale a pena entender o que significa cada uma delas. Então vamos lá:

Leia também:

Falar de improviso é a situação que acontece quando alguém é convidado para falar em público e ao invés de levar uma anotação sobre o que ela vai falar escolhe falar de memória, ou seja de maneira espontânea sobre o que lhe vier a mente no momento.

Já falar com uma "colinha" nada mais é do que levar um rascunho a tira colo, ter anotações sobre o que se vai falar à mão e a medida que for discorrendo sobre o assunto pode fazer consultas ao texto ou até mesmo ter sua fala toda orientada pelo roteiro o que chamamos de discurso que numa próxima postagem eu explico melhor. :)

Agora qual das duas é a melhor para ser utilizada? No meu curso online ou nos meus programas de Coaching em Grupo sobre A Arte de Falar Bem Em Público eu mostro as vantagens e desvantagens de cada um e como utilizar com sucesso cada uma delas, mas para essa postagem não ficar longa de mais eu vou tentar ir direto ao ponto. E a resposta é: Depende da ocasião!! 

Quer receber dicas e sacadas sobre como falar bem em público clique no link abaixo e se inscreva gratuitamente:

Se for uma apresentação mais formal ou protocolar como uma formatura ou uma reunião com autoridades, com certeza uma fala orientada por um roteiro em forma de discurso será muito melhor, só tome cuidado em como faze-la porque, caso contrário o tiro sai pela culatra. 

Mas se de repente você está em um evento, uma confraternização ou até mesmo em uma reunião falar de improviso pode ser a melhor alternativa, desde que você tenha domínio sobre o assunto e desenvoltura suficiente para sustentar uma fala de improviso, basta ver quantas personalidades já cometeram gafes incorrigíveis! 

Mas não estou falando isso para te deixar com medo, na verdade o meu objetivo é o oposto! A utilização de qualquer um dos dois roteiros é SIMPLES, mas demanda dedicação e comprometimento.  

Talvez alguém pergunte:

Mas Augusto Junior e para você qualquer é o melhor? Pois é, o meu preferido é uma terceira forma, que eu ensino para os meus alunos, que faz a mescla entre esses dois modelos. E o resultado é surpreendente. 

Quer participar de uma palestra comigo dia 21/12?

A grande dica aqui é perceber a melhor situação e se preparar bem, isso mesmo que você ouviu se preparar bem, mesmo o improviso exige uma preparação prévia da nossa parte e com o tempo você vai perceber que o improviso não é tão improviso assim :) 

Espero que tenha gostado! Não esquece de dizer o que achou ou alguma duvida que tenha enviando um e-mail para augustojunior@augustopalestrante.com.br. 

Vou ter o maior prazer em te responder!



Um forte abraço, fique com Deus e até breve!

Comentários